Diários de Bordo

sexta-feira, 13 de novembro de 2009


SETEMBRO09


22/09/2009
  • Apresentação professora-alunos e alunos-professora; 
  • Preenchimento das fichas de caderneta; 
  • Apresentação dos critérios de avaliação; 
  • Preenchimento da ficha “Quem sou eu?”; 
  • Esclarecimento do programa da disciplina.
  
24/09/2009 
  • Finalização do preenchimento da ficha “Quem sou eu?”; 
  • Preenchimento da ficha “eu e a escola”; 
  • Cada aluno enunciou um tema que gostaria de trabalhar e seguidamente, aos pares, agrupamos os temas de modo a formar 5 grupos e atribui-los uma denominação.
  
29/09/2009
  • Exposição dos nomes dos grupos que foram estipulados na aula anterior; 
  • Discussão dos temas; 
  • Escolha de dois temas globais que envolvessem todos os outros; 
  • Preenchimento de uma ficha sobre a disciplina de área de projecto.


 OUTUBRO09
01/10/2009
  • Discussão de um tema que englobe todos os subtemas mencionados  na semana passada; 
  • Escolha de Biodiversidade como tema geral; 
  • Formação de grupos de 4 elementos onde enumeramos subtemas; 
  • Exposição e discussão desses subtemas; 
  • Formação dos grupos de 5 alunos, excepto um de 6, de acordo com as preferências dos temas.
  
06/10/2009
  • Agrupamento dos alunos de acordo com os grupos defenidos na aula passada; 
  • Reflexão acerca de um tópico e um projecto para desenvolver ao longo do ano; 
  • Escolha das datas de Apresentação dos trabalhos.

08/10/2009
  • Finalização do preenchimento das fichas acerca do trabalho e desenvolvimento do projecto; 
  • Pesquisa de informação nos computadores; 
  • Traçamos os objectivos essenciais para o projecto.

13/10/2009
  • Realizamos pesquisa sobre o trabalho, e o projecto a desenvolver; 
  • Apresentação dos objectivos do projecto á turma; 
  • Continuamos a pesquisa de informação na internet.

15/10/2009
  • Pesquisa nos computadores acerca de onde se situa a casa do voluntario; 
  • O que é necessário para ser voluntario; 
  • Pesquisar locais e emails de gráficas na Madeira; 
  • Pesquisa do material necessário para uma mala de primeiros socorros e respectivos preços; 
  • Inicio da planificação do trabalho.

20/10/2009
  • Finalização da planificação do projecto para os três períodos; 
  • Discussão sobre a divisão das tarefas para os seguintes dias e enumeração de questões para o concelho directivo.
  
22/10/2009
  • Criação de um email para o grupo; 
  • Envio de emails para as gráficas; 
  • Envio de emails para as instituições (BMM, Cruz Vermelha); 
  • Pesquisa como elaborar um requerimento?”; 
  • Inicio da elaboração dos questionários.

27/10/2009
  • Elaboração do questionário (quais as perguntas mais importantes e as que seriam retiradas); 
  • Continuação da elaboração do site.

29/10/2009
  • Realizamos uma reflexão crítica sobre o nosso trabalho, a pedido da professora, relatando as actividades que já tínhamos realizado no âmbito do projecto, as que nos trouxeram mais dificuldades na respectiva elaboração e aquelas que estamos a desenvolver; 
  • Continuamos a elaboração do interrogatório; 
  • Continuação da elaboração do site; 
  • Inicio da realização do logótipo.



NOVEMBRO09

03/11/2009
  • Finalização do questionário (impressão do mesmo); 
  • Inicio da criação do logótipo e dos panfletos; 
  • Continuação da elaboração do site; 
  • Qual a informação que seria colocada nos panfletos e nos cartazes.
  
05/11/2009
  • Alteração do inquérito (algumas questões e a estrutura); 
  • Qual a informação a conter no 1º cartaz (imagens/textos); 
  • Colocação de informação no site (apresentação do projecto/objectivos);  
  • Pesquisa de informação sobre SBV (técnicas)
  
09/11/2009
  • Reestruturação dos inquéritos; 
  • Terminamos a impressão da informação pesquisada na aula passada; 
  • Continuamos a formulação dos cartazes e dos panfletos.
  
10/11/2009
  • Recepção e envio de emails para o Dr. Eugénio Mendonça (presidente da EMIR); 
  • Alteração dos inquérito sobre o socorrismo; 
  • Pesquisa de mais perguntas para o respectivo inquérito; 
  • Telefonema à Cruz Vermelha para acertarmos a data da conferencia e à casa do voluntario para marcarmos uma reunião.
  
12/11/2009
  • Fomos  à casa do voluntario onde estivemos a recolher informação sobre voluntariado e organizações relacionadas.

13/11/2009
  • Fomos a junta de freguesia de Machico para sabermos quando e como poderíamos imprimir os cartazes; 
  • Fomos também à farmácia para ver o preço das malas de primeiros socorros (muito caro); 
  • Estivemos na biblioteca a pesquisar informação acerca de socorrismo na tentativa de preparar uma apresentação.

17/11/2009
  • Pesquisa de informação sobre socorrismo para uma futura apresentação; 
  • Continuação da elaboração dos cartazes e panfletos; 
  • Alteração da informação contida no site.
  
19/11/2009
  • Continuação da elaboração dos cartazes e dos panfletos; 
  • Impressão de um documento (oferenda) para entregar à Cruz Vermelha e respectiva alteração e correcção; 
  • Pesquisa na internet acerca da diferença entre palestra, colóquio e conferência.

24/11/2009
  • Continuação da elaboração dos cartazes e panfletos; 
  • Alteração do documento para entregar à cruz Vermelha; 
  • Pesquisa de informação sobre “socorrismo” para posterior apresentação do tema à turma; 
  • Telefonema à Cruz Vermelha para saber qual seria o seu representante.

26/11/2009
  • Estudo para a disciplina de Matemática.
  
03/12/2009
  • Informamo-nos com a professora de como obter a autorização para fixar os cartazes; 
  • Enunciação das avaliações qualitativas dos portefólios por parte da professora e o que deveria ser melhorado; 
  • Alteração dos panfletos, dos cartazes, dos inquéritos e respectiva impressão.

04/12/2009
  • Pesquisa de informação na biblioteca Municipal de Machico para a apresentação do projecto à turma.
  
10/12/2009
  • Realizamos uma apresentação à turma acerca do trabalho desenvolvido até a data; 
  • Objectivos gerais do trabalho e uma noção básica de socorrismo ; 
  • Continuamos os preparativos para a conferencia do dia 15 de Dezembro; 
  • Impressão de panfletos, preparação de textos para a apresentação oral, contactar entidades.
  
12/12/2009
  • Compramos as canetas para oferecer as entidades intervenientes; 
  • Formos à florista encomendar o arranjo para o dia da conferência, a ser entregue na escola; 
  • Fomos para a Biblioteca Municipal dobrar os panfletos e preparar o presente a oferecer às entidades.

15/12/2009
  • Conferência conjunta com a EMIR e a Cruz Vermelha.
  
17/12/2009
  • Reflexão crítica sobre a conferência do dia 15 de Dezembro por parte de todos os grupos e também pela professora; 
  • Auto-avaliação; 
  • Opinião da professora acerca das notas por nós sugeridas.


JANEIRO10
05/01/2010 
  • Reorganização da planificação; 
  • Elaboração dos registos diários em atraso; 
  • Impressão e alteração dos inquéritos; 
  • Distribuição das tarefas; 
  • Apreciação crítica das notas do 1º período.

07/01/2010
  • Colocação da informação no site; 
  • Ida a biblioteca de Machico para acertar as datas do curso SBV e da exposição da ambulância.

12/01/2010
  • Contactámos os Bombeiros de Machico para saber as datas que disponham para o curso SBV; 
  • Impressão da pesquisa realizada anteriormente; impressão do inquérito e alteração do mesmo após ter sido mostrado à professora; 
  • Realizamos uma reflexão crítica/ponto de situação do trabalho desenvolvido e a desenvolver, bem como as respectivos obstáculos.

14/01/2010
  • Pesquisa de informação para os panfletos e impressão da restante informação; 
  • Colocação do inquérito no site e iniciação da sua contagem.

19/01/2010
  • Pesquisamos como fazer uma entrevista e a quem fazê-la; tentámos encontrar o contacto de algumas entidades; 
  • Continuação da impressão para os panfletos.

21/01/2010
  • Acabamos de imprimir algumas informações e arquivamos na capa; 
  • Formulação da estrutura das entrevistas e das respectivas questões.

26/01/2010
  • Fomos fotocopiar os inquéritos para o número de alunos para nós estipuladas; 
  • Telefonámos ao Luis Neni (protecção civil)

27/01/2010
  • Fomos para a Biblioteca Municipal de Machico tratar a informação dos inquéritos; 
  • Seleccionamos algumas perguntas para a entrevista e as pessoas a quem vamos entrevistar.

28/01/2010
  • Entregamos os inquéritos aos colegas de turma; 
  • Iniciamos a elaboração de um texto com o objectivo de publicá-lo posteriormente no Tristão; 
  • Continuamos a elaboração de perguntas para as entrevistas.

02/02/2010
  • Pedimos a opinião da professora acerca do texto para o Tristão; 
  • Redigimos o texto no computador, completamos e organizamos as perguntas para as entrevistas e pedimos que as verificasse.

04/02/2010
  • Telefonamos à Dr. Ana Alves (SANAS) para alterar a data da demonstração; 
  • Telefonamos para os bombeiros Municipais de Machico, de forma a acertar a data da exposição da VEMR (ambulância); 
  • Telefonamos também aos Bombeiros Voluntários Madeirenses para saber hipóteses possíveis do curso SBV.

09/02/2010
  • Apresentação do grupo 1 sobre “Energias”; 
  • Impressão do texto para o Tristão; 
  • Telefonamos à Dr. Ana Alves (SANAS) e ao Dr. Eugénio.

11/02/2010
  • Conclusão da análise dos inquéritos; 
  • Divisão dos temas para a realização dos panfletos.

12/02/2010
  • Fomos ( o grupo, a professora e outros colegas da turma) fazer uma visita ás instituições do SANAS, perto do parque desportivo de Água de Pena; 
  • Ficamos a conhecer as instalações, o papel desempenhado pelos SANAS, as  diversas situações em que actuam, bem como os meios que possuem. Por fim demos uma volta no bote.

18/02/2010
  • A professora informo-mos acerca das actividades experimentais a realizar no dia 23 de Fevereiro.

25/02/2010
  • Realizamos um relatório da actividade elaborada no dia 12 de Fevereiro, nas instituições do SANAS, na zona subjacente do parque desportivo de Água de Pena; 
  • Realizamos também um relatório sobre as actividades experimentais realizadas na passada Terça-Feira.

02/03/2010
  • O grupo 1 realizou uma conferência subordinada ao tema “domótica”.

04/03/2010
  • Comentário à conferencia realizada pelo grupo 1 no dia 2 de Março de 2010; 
  • Contactamos os Bombeiros de modo a averiguar acerca da vinda da VEMR e consequente exposição no dia 9 de Março de 2010; 
  • Após o contacto, organizamos a informação a colocar nos panfletos; 
  • Preparação da apresentação acerca dos dados obtidos no inquérito realizado aos alunos; 
  • Ponto de situação.


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