Diários de Bordo
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
SETEMBRO09
22/09/2009
- Apresentação professora-alunos e alunos-professora;
- Preenchimento das fichas de caderneta;
- Apresentação dos critérios de avaliação;
- Preenchimento da ficha “Quem sou eu?”;
- Esclarecimento do programa da disciplina.
24/09/2009
- Finalização do preenchimento da ficha “Quem sou eu?”;
- Preenchimento da ficha “eu e a escola”;
- Cada aluno enunciou um tema que gostaria de trabalhar e seguidamente, aos pares, agrupamos os temas de modo a formar 5 grupos e atribui-los uma denominação.
29/09/2009
- Exposição dos nomes dos grupos que foram estipulados na aula anterior;
- Discussão dos temas;
- Escolha de dois temas globais que envolvessem todos os outros;
- Preenchimento de uma ficha sobre a disciplina de área de projecto.
OUTUBRO09
01/10/2009
- Discussão de um tema que englobe todos os subtemas mencionados na semana passada;
- Escolha de Biodiversidade como tema geral;
- Formação de grupos de 4 elementos onde enumeramos subtemas;
- Exposição e discussão desses subtemas;
- Formação dos grupos de 5 alunos, excepto um de 6, de acordo com as preferências dos temas.
06/10/2009
- Agrupamento dos alunos de acordo com os grupos defenidos na aula passada;
- Reflexão acerca de um tópico e um projecto para desenvolver ao longo do ano;
- Escolha das datas de Apresentação dos trabalhos.
08/10/2009
- Finalização do preenchimento das fichas acerca do trabalho e desenvolvimento do projecto;
- Pesquisa de informação nos computadores;
- Traçamos os objectivos essenciais para o projecto.
13/10/2009
- Realizamos pesquisa sobre o trabalho, e o projecto a desenvolver;
- Apresentação dos objectivos do projecto á turma;
- Continuamos a pesquisa de informação na internet.
15/10/2009
- Pesquisa nos computadores acerca de onde se situa a casa do voluntario;
- O que é necessário para ser voluntario;
- Pesquisar locais e emails de gráficas na Madeira;
- Pesquisa do material necessário para uma mala de primeiros socorros e respectivos preços;
- Inicio da planificação do trabalho.
20/10/2009
- Finalização da planificação do projecto para os três períodos;
- Discussão sobre a divisão das tarefas para os seguintes dias e enumeração de questões para o concelho directivo.
22/10/2009
- Criação de um email para o grupo;
- Envio de emails para as gráficas;
- Envio de emails para as instituições (BMM, Cruz Vermelha);
- Pesquisa como elaborar um requerimento?”;
- Inicio da elaboração dos questionários.
27/10/2009
- Elaboração do questionário (quais as perguntas mais importantes e as que seriam retiradas);
- Continuação da elaboração do site.
29/10/2009
- Realizamos uma reflexão crítica sobre o nosso trabalho, a pedido da professora, relatando as actividades que já tínhamos realizado no âmbito do projecto, as que nos trouxeram mais dificuldades na respectiva elaboração e aquelas que estamos a desenvolver;
- Continuamos a elaboração do interrogatório;
- Continuação da elaboração do site;
- Inicio da realização do logótipo.
NOVEMBRO09
03/11/2009
- Finalização do questionário (impressão do mesmo);
- Inicio da criação do logótipo e dos panfletos;
- Continuação da elaboração do site;
- Qual a informação que seria colocada nos panfletos e nos cartazes.
05/11/2009
- Alteração do inquérito (algumas questões e a estrutura);
- Qual a informação a conter no 1º cartaz (imagens/textos);
- Colocação de informação no site (apresentação do projecto/objectivos);
- Pesquisa de informação sobre SBV (técnicas)
09/11/2009
- Reestruturação dos inquéritos;
- Terminamos a impressão da informação pesquisada na aula passada;
- Continuamos a formulação dos cartazes e dos panfletos.
10/11/2009
- Recepção e envio de emails para o Dr. Eugénio Mendonça (presidente da EMIR);
- Alteração dos inquérito sobre o socorrismo;
- Pesquisa de mais perguntas para o respectivo inquérito;
- Telefonema à Cruz Vermelha para acertarmos a data da conferencia e à casa do voluntario para marcarmos uma reunião.
12/11/2009
- Fomos à casa do voluntario onde estivemos a recolher informação sobre voluntariado e organizações relacionadas.
- Fomos a junta de freguesia de Machico para sabermos quando e como poderíamos imprimir os cartazes;
- Fomos também à farmácia para ver o preço das malas de primeiros socorros (muito caro);
- Estivemos na biblioteca a pesquisar informação acerca de socorrismo na tentativa de preparar uma apresentação.
17/11/2009
- Pesquisa de informação sobre socorrismo para uma futura apresentação;
- Continuação da elaboração dos cartazes e panfletos;
- Alteração da informação contida no site.
19/11/2009
- Continuação da elaboração dos cartazes e dos panfletos;
- Impressão de um documento (oferenda) para entregar à Cruz Vermelha e respectiva alteração e correcção;
- Pesquisa na internet acerca da diferença entre palestra, colóquio e conferência.
24/11/2009
- Continuação da elaboração dos cartazes e panfletos;
- Alteração do documento para entregar à cruz Vermelha;
- Pesquisa de informação sobre “socorrismo” para posterior apresentação do tema à turma;
- Telefonema à Cruz Vermelha para saber qual seria o seu representante.
26/11/2009
- Estudo para a disciplina de Matemática.
03/12/2009
- Informamo-nos com a professora de como obter a autorização para fixar os cartazes;
- Enunciação das avaliações qualitativas dos portefólios por parte da professora e o que deveria ser melhorado;
- Alteração dos panfletos, dos cartazes, dos inquéritos e respectiva impressão.
04/12/2009
- Pesquisa de informação na biblioteca Municipal de Machico para a apresentação do projecto à turma.
10/12/2009
- Realizamos uma apresentação à turma acerca do trabalho desenvolvido até a data;
- Objectivos gerais do trabalho e uma noção básica de socorrismo ;
- Continuamos os preparativos para a conferencia do dia 15 de Dezembro;
- Impressão de panfletos, preparação de textos para a apresentação oral, contactar entidades.
12/12/2009
- Compramos as canetas para oferecer as entidades intervenientes;
- Formos à florista encomendar o arranjo para o dia da conferência, a ser entregue na escola;
- Fomos para a Biblioteca Municipal dobrar os panfletos e preparar o presente a oferecer às entidades.
15/12/2009
- Conferência conjunta com a EMIR e a Cruz Vermelha.
17/12/2009
- Reflexão crítica sobre a conferência do dia 15 de Dezembro por parte de todos os grupos e também pela professora;
- Auto-avaliação;
- Opinião da professora acerca das notas por nós sugeridas.
JANEIRO10
05/01/2010
- Reorganização da planificação;
- Elaboração dos registos diários em atraso;
- Impressão e alteração dos inquéritos;
- Distribuição das tarefas;
- Apreciação crítica das notas do 1º período.
07/01/2010
- Colocação da informação no site;
- Ida a biblioteca de Machico para acertar as datas do curso SBV e da exposição da ambulância.
12/01/2010
- Contactámos os Bombeiros de Machico para saber as datas que disponham para o curso SBV;
- Impressão da pesquisa realizada anteriormente; impressão do inquérito e alteração do mesmo após ter sido mostrado à professora;
- Realizamos uma reflexão crítica/ponto de situação do trabalho desenvolvido e a desenvolver, bem como as respectivos obstáculos.
14/01/2010
- Pesquisa de informação para os panfletos e impressão da restante informação;
- Colocação do inquérito no site e iniciação da sua contagem.
19/01/2010
- Pesquisamos como fazer uma entrevista e a quem fazê-la; tentámos encontrar o contacto de algumas entidades;
- Continuação da impressão para os panfletos.
21/01/2010
- Acabamos de imprimir algumas informações e arquivamos na capa;
- Formulação da estrutura das entrevistas e das respectivas questões.
26/01/2010
- Fomos fotocopiar os inquéritos para o número de alunos para nós estipuladas;
- Telefonámos ao Luis Neni (protecção civil)
27/01/2010
- Fomos para a Biblioteca Municipal de Machico tratar a informação dos inquéritos;
- Seleccionamos algumas perguntas para a entrevista e as pessoas a quem vamos entrevistar.
28/01/2010
- Entregamos os inquéritos aos colegas de turma;
- Iniciamos a elaboração de um texto com o objectivo de publicá-lo posteriormente no Tristão;
- Continuamos a elaboração de perguntas para as entrevistas.
02/02/2010
- Pedimos a opinião da professora acerca do texto para o Tristão;
- Redigimos o texto no computador, completamos e organizamos as perguntas para as entrevistas e pedimos que as verificasse.
04/02/2010
- Telefonamos à Dr. Ana Alves (SANAS) para alterar a data da demonstração;
- Telefonamos para os bombeiros Municipais de Machico, de forma a acertar a data da exposição da VEMR (ambulância);
- Telefonamos também aos Bombeiros Voluntários Madeirenses para saber hipóteses possíveis do curso SBV.
09/02/2010
- Apresentação do grupo 1 sobre “Energias”;
- Impressão do texto para o Tristão;
- Telefonamos à Dr. Ana Alves (SANAS) e ao Dr. Eugénio.
11/02/2010
- Conclusão da análise dos inquéritos;
- Divisão dos temas para a realização dos panfletos.
12/02/2010
- Fomos ( o grupo, a professora e outros colegas da turma) fazer uma visita ás instituições do SANAS, perto do parque desportivo de Água de Pena;
- Ficamos a conhecer as instalações, o papel desempenhado pelos SANAS, as diversas situações em que actuam, bem como os meios que possuem. Por fim demos uma volta no bote.
18/02/2010
- A professora informo-mos acerca das actividades experimentais a realizar no dia 23 de Fevereiro.
25/02/2010
- Realizamos um relatório da actividade elaborada no dia 12 de Fevereiro, nas instituições do SANAS, na zona subjacente do parque desportivo de Água de Pena;
- Realizamos também um relatório sobre as actividades experimentais realizadas na passada Terça-Feira.
02/03/2010
- O grupo 1 realizou uma conferência subordinada ao tema “domótica”.
04/03/2010
- Comentário à conferencia realizada pelo grupo 1 no dia 2 de Março de 2010;
- Contactamos os Bombeiros de modo a averiguar acerca da vinda da VEMR e consequente exposição no dia 9 de Março de 2010;
- Após o contacto, organizamos a informação a colocar nos panfletos;
- Preparação da apresentação acerca dos dados obtidos no inquérito realizado aos alunos;
- Ponto de situação.
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